Saída de Campo é um marco para os alunos do Ensino Fundamental

Em abril, o Ensino Fundamental realizou a Saída de Campo para Minas do Camaquã, em Caçapava do Sul. Além de envolver conteúdos que fazem parte do currículo de cada grupo, a viagem é um período importante de trocas e vivências distante das famílias. “É um momento enriquecedor, porque além de os/as alunos/as naturalmente relacionarem os aprendizados em sala de aula com as vivências no local, eles também são desafiados/as a desenvolver e exercitar a autonomia”, explica a professora do 2º ano, Tamires Roos.

A autonomia é exercitada ainda em casa, quando as famílias recebem a orientação de incluir as crianças na organização da mochila e do lanche da viagem. No hotel, afazeres como organizar suas camas e separar roupas e objetos de higiene também exercitam o crescimento integral. “O fato de dormir fora de casa é outro desafio. Mas a insegurança e até mesmo o medo são superados coletivamente, com histórias, brincadeiras e canções”, acrescenta a professora, chamada carinhosamente de Tatá.

Geografia, Ciências e História estão entre os componentes curriculares trabalhados pela Saída de Campo que, esse ano, teve a geologia e o relevo como pontos principais a serem observados. Para a coordenadora pedagógica Taís Brasil Russo, a viagem de dois dias “é um momento de vivenciar as pesquisas realizadas durante as aulas e complementá-las”.

A escalada em uma parede com equipamentos de segurança, a trilha noturna até o observatório para contemplar as constelações e a visitação às minas a céu aberto e subterrânea, foram as atividades eleitas como mais legais pelos/as alunos/as. Mathias de Matos Macchi, do 4º ano, ao falar sobre a visitação à mina subterrânea, explicou “encontramos cobre, enxofre e mármore e a temperatura é mais fria porque fica úmido lá dentro”, contou.

A Saída de Campo, realizada uma vez por ano em lugares diferentes, é um marco para alunos/as, famílias e equipe pedagógica.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s