Conselho de classe participativo é reflexo da educação integral da Escola

A educação integral é uma das principais características da Escola Amigos do Verde. Uma das iniciativas que marca essa qualidade é o conselho de classe participativo, quando alunos/as e professores/as se reúnem para compartilhar sobre os processos de aprendizagem, rotina, responsabilidades e, também, sobre a parte física da Escola. Criado em 2007, por iniciativa das crianças, o conselho participativo acontece atualmente nos meses de maio e outubro.

De lá para cá, a reunião que envolve a direção, a coordenação, a equipe de professores e os/as estudantes se constituiu como um importante momento de troca e crescimento coletivo. Para a coordenadora pedagógica Taís Brasil Russo, “é mais um espaço para fortalecer o diálogo e estimular o posicionamento e a capacidade de argumentação das crianças”.

As turmas organizam os pareceres de modos diferentes, mas todas elas respondem perguntas como “o que aprendemos?; o que queremos aprender?; e o que podemos melhorar?”. “É legal porque a gente pode dar sugestões sobre a Escola”, comemoram os alunos Isabela Oliveira, Giovanna Otten e Frederico Viecili, todos do 2º ano. Tais completa: “Através do conselho as crianças ajudam a construir a Escola em que estudam”, acredita.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s