5ª Mostra Científica Sustentável

Para marcar a Semana da Ecologia, que aconteceu entre os dias 29 de maio e 6 de junho, a Escola Amigos do Verde realizou a 5ª Mostra Científica Sustentável do Ensino Fundamental. Todos os trabalhos da Mostra foram desenvolvidos pela disciplina de Agroecologia, ministrada pelo professor Mário Machado Fabretti. “A Agroecologia busca conscientizar o ser humano de que ele é parte da natureza, através do conhecimento da fauna e flora, bem como dos aspectos físicos, químicos, geológicos e biológicos”, explica o professor.

Adepta da educação integral desde sua fundação, a Amigos do Verde foi a primeira escola de Porto Alegre a adotar a Agroecologia como disciplina da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Por meio de hortas educativas, com hortaliças diversas plantadas e cuidadas diariamente pelas crianças, da compostagem e do cuidado com os animais, sob a orientação do professor, a Agroecologia faz parte do cotidiano escolar. As crianças participam também da semeadura, do transplante e da colheita de plantas, do preparo de alimentos, além de aprender sobre as especificidades dos espaços permaculturais da Escola – cisterna, telhado vivo, horta, composteira e bioconstrução. “Na Amigos do Verde, simplesmente regando uma planta, os alunos aprendem que as plantas se nutrem pela raiz. É outra maneira de se trabalhar a Educação”, diz Mário. As práticas são de acordo com as faixas etárias, mas contemplam o mesmo assunto através de vivências dentro e fora da Escola.

Experimentos desenvolvidos pelo Ensino Fundamental:

1º ano: Diferentes maneiras de cultivar pequenos jardins/hortas de PANC’S (plantas alimentícias não convencionais). Cultivo de plantas carnívoras para controle de mosquitos.
2º ano: Horta em patamar/suspensa. O objetivo é a construção de pequenas hortas, de fácil manejo, para espaços reduzidos, incentivando a produção de ervas, temperos e flores.
3º ano: Compostagem. Os alunos distribuem composteiras móveis pelos diferentes grupos da escola a fim de compartilhar o experimento e estudos sobre agentes decompositores.
4º ano: Sistema de irrigação automatizada através da coleta de água da chuva e do ar condicionado para regar as hortas.
5º ano: Energias sustentáveis. A invenção de um liquidificador a manivela para reduzir o uso de energia elétrica.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s